sexta-feira, 28 de junho de 2013

Entrevista para a revista Mangalarga Marchador

Segue abaixo a entrevista do cantor, compositor e instrumentista Arlindo Lima, onde fala um pouco sobre música , criação de cavalos da raça mangalarga marchador e o CD Cavalo do Tempo  para a revista Mangalarga Marchador.

Mangalarga Marchador  inspira “Cavalo do Tempo”**  

Arlindo Cardoso Lima Neto nasceu em Tucuruí (PA), mas reside atualmente em Sorocaba (SP), onde concilia a profissão de médico (ele é otorrinolaringologista) com duas outras grandes paixões, o Mangalarga Marchador e a música. Foi a partir desta bem-vinda união que surgiu o CD “Cavalo do Tempo”, que acompanha a edição 76 da Revista Mangalarga Marchador, um presente que será ofertado aos criadores da raça pelo Haras Conforto e ABCCMM.


            Criador da raça em Araçoiaba da Serra (SP), com o sufixo Terra Rasgada, ele é também um adepto das cavalgadas, atividade que serve de inspiração para suas composições ligadas ao Mangalarga Marchador. Em uma delas compôs a canção “Terra Rasgada”, que é um agradecimento a Deus pela família, pela natureza e pelo cavalo Mangalarga Marchador. 


Quando começou a compor as modas que viriam a integrar o CD, seu objetivo inicial era presentear o pai com canções na linguagem e estilo que mais lhe agradavam. Mas em 2012, durante uma conversa com o amigo Paulo Guilherme Monteiro Lobato Ribeiro, do Haras Conforto, regada a músicas ao violão, Arlindo mostrou algumas dessas composições a ele e sua reação foi positiva e incentivadora. Surgiu, então, a ideia de se produzir o CD “Cavalo do Tempo”, que seria um presente aos criadores e apaixonados pela raça, contendo canções inéditas baseadas na cultura que há por trás da realidade, história e tradição do Mangalarga Marchador. 


O apoio da Associação foi imediato e incondicional, ele observa. “A dedicação e visão empreendedora do presidente Magdi Shaat são realmente empolgantes, sempre colocando em primeiro lugar o associado e o fomento da raça. Ele prontamente aderiu ao projeto e programou comigo um show na Gameleira durante a Nacional 2013. Quem diria... se meu sonho de criança era assistir a uma exposição nacional, será uma enorme honra poder tocar no evento! Estão todos convidados”!



Em poucas palavras...



“Comecei a compor ainda criança, estimulado pelos trabalhos infantis da igreja que minha família participava. Sem que eu esperasse, compor durante minhas cavalgadas se tornou algo frequente. E o tema para as letras geralmente envolvia Marchador e a vida no campo”.



“O trabalho na área médica é extremamente recompensador, mas exige muito tempo. Sou um compositor de canções com ritmos brasileiros, canções inspiradas nos temperos, na vida e alma brasileira. E isso tem tudo a ver com o Mangalarga Marchador”.



“O Marchador é um cavalo fruto de uma miscigenação com um poder de adaptação incrível, possuidor de uma história de trabalho árduo e reconhecimento merecido, muito dócil e ao mesmo tempo versátil e arrojado. Um belo e legítimo símbolo da gente do Brasil”.



“Sou nascido e criado no estado do Pará, mas meus pais são de Itaperuna, no interior fluminense, onde a raça sempre foi muito divulgada e fomentada. Meu avô, de quem herdei o nome, já era criador. Meu pai começou a criar no início dos anos 80 já no estado do Pará, para onde foi devido ao trabalho na pecuária”.



“Ainda criança, montava com frequência, visitava criatórios de referência em Minas e no Rio de Janeiro e também acompanhava o nascimento e registro dos potros, os novos acasalamentos que eram testados. Com isso desenvolvi essa paixão pelo Mangalarga Marchador que todos os envolvidos na raça declaram”.

**Entrevista para a Revista Mangalarga Marchador


Nenhum comentário:

Postar um comentário