domingo, 5 de maio de 2013


Causo da Vó Maria


Minha avó se chamava Maria Cândida. 

Nunca vi um nome ser tão representativo de seu dono. Aquela senhora era de 

uma candura imaculada e ingênua que comovia.

 Nunca a vi zangada ou de mau humor. Nunca escutei alguém dizer que ela 

teria elevado o tom de voz ou praguejado contra outra pessoa. 

Estava sempre com um sorriso gentil no rosto, palavras amáveis à boca e um 

café passado na hora com pasteis fritos à mesa para qualquer visitante que 

chegasse sem avisar, o que acontecia com frequência na pequena cidade que 

morava.


Quase todos na minha família dizem :

“É a pessoa de maior bondade que conheci!”

Um belo dia, minha mãe foi visitá-la e dona Maria Cândida, 

querendo compartilhar as dificuldades de um querido vizinho, 

como quem pede orações, saiu com essa pérola com a doçura de sempre:

“Nilza, o Pedrinho tá fodido!!!” 

Minha mãe deu um pulo na cadeira ao ouvir a meiga velhinha falar um 


palavrão cabeludo desses. “Como assim mamãe?!”. 

Ela, com a mesma singeleza retrucou: “ É, minha filha, ele está fodido mesmo” 

E disparou a argumentar: “O filho dele resolveu assumir que era viado... assim, 

esses moços que gostam de outro homem, sabe? O comércio dele, que já num 

 tava muito bem das pernas, fechou de vez. A filha fugiu pro Rio de Janeiro 

com um homem que diziam até que já era casado. E a Livinha, esposa dele, 

que já tinha os nervos fracos, resolveu largar dele dizendo que era muita 

 pressão...”

Minha mãe, que havia sido criada junto com o Pedrinho, pra mim 

Seu Pedrinho, por uns minutos ficou ali chateada com o relato, mas logo 

depois se lembrou da cena aberrante de minha avó falando aquele palavrão. 

Não hesitou: “Mas mamãe, a senhora sabe o que significa isso que está 

falando?” 

Sem compreender ela respondeu: “É isso criatura! O filho dele gosta de outro 

rapaz e(...)” 

“Não, mamãe. Isso eu entendi! Quero saber se a senhora sabe o que significa a 

palavra diferente que a senhora falou no começo da história... 

que o Pedrinho tá fodi...” 

Ela desprevenida já emendou: “Fodido? Ah menina... não sei o que é isso não, 

mas tá todo mundo falando...”


Essa era minha vozinha que nos deixou anos atrás e faz muita falta. De vez em 

quando acordo morrendo de saudade dos seus doces e pasteizinhos.


Segue uma foto nossa pra vocês conhecerem seu rostinho de boneca...



Nenhum comentário:

Postar um comentário