quinta-feira, 23 de maio de 2013

Carne de búfalo e seus benefícios


Sabia que a carne de búfalo é mais saudável que a bovina?  Parece novidade, mas é uma informação importante onde é omitida por interesses obscuros.


Segundo dados da  Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos, a  carne do bubalino contem 40% menos colesterol,12 vezes menos gordura, 55% menos calorias, 11%  mais proteínas e 10%  maisminerais do que a carne do boi..

E o mais importante: sabor é exatamente o mesmo! O principal fator que torna essa carne “light” é o menor teor de gordura entre as fibras musculares.

Por exemplo, num corte de picanha, temos aquela capa de gordura externa e aquelas linhazinhas brancas no meio do vermelhão da carne, que é a tal gordura “interna”.

A quantidade desta gordura na carne de búfalos é mínima,de modo que se a gordura “externa” for removida, o teor lipídico (gorduras,como colesterol) desta refeição será bem mais baixo. Tanto é que nos Estados Unidos a carne de búfalos é usada para produção de hamburguer light e na Argentina, em embutidos dietéticos.

A única crítica razoável à carne de búfalos é de que seria mais dura, justamente pela falta dessa gordura “interna”.Porém essa comparação só é válida para animais damesma idade, isto é, a carne de um boi de 4 anos é mais macia do que a de um búfalo de 4 anos. 

Mas é fato notório que o abate dos bubalinos é muito mais precoce porqueganham peso muito mais rapidamente, tanto que na prática são abatidos antesdos 3 anos de idade, o que compensa a questão da maciez.

Acredito que em nosso país, que possui o maior rebanho bubalino daAmerica Latina, falte uma divulgação maior ou trabalho de marketing mais eficiente a respeito dos benefícios do consumo da carne de búfalo, como já foi feito com a mussarela no ramo leiteiro.

Assim, seria justamente reconhecida e remunerada como uma carne nobre emais saudável, e não negociada como um produtode segunda categoria pelos frigoríficos.

Desafio o leitor a passar em um  açougue de sua preferência e fazer o seguinte pedido: “Gostaria de comprar uma picanha de búfalo para um churrasco.”

Se ele disser que não tem, reclame com o gerente. Temos o direito de consumir um produto brasileiro de excelente qualidade e que é melhor para a nossa saúde!

Confirme em seu próprio paladar que o sabor é o mesmo, mas confie que a quantidade de gordura ingerida será bem menor! Seu coração agradecerá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário