sexta-feira, 19 de abril de 2013

Mangalarga Marchador



Talvez você, leitor, tenha se interessando por esses textos porque gosta do tipo de música, ou  algum amigo indicou o blog lembrando de você que é uma pessoa do campo, ou é conhecido da minha mãe e está lendo só por consideração... Enfim, fico agradecido em todas as possibilidades!

Você estava achando os textos legais mas começou a ver esse bla-bla-blá de cavalos e mangalarga marchador, e começou a ficar entediado com o assunto.

Quero te contextualizar.  Essa é uma raça de cavalos 100% brasileira oriunda do sul do estado de Minas Gerais. São cavalos fortes, não muito altos nem muito baixos, mas que tem por principal característica um andar extremamente cômodo para o cavaleiro justamente porque seu andar é marchado, e não trotado

Longe de mim transformar isso num texto técnico sobre tipo de andamentos, mas resumindo: a marcha é um movimento em tempos diferentes das patas do cavalo que o fazem ser macio à montada, diferentemente do trote, que nos soca na sela! 

Tanto que a equitação clássica ensina o trote elevado, que é uma técnica de se  levantar ritmicamente da sela para não sentir o impacto do trote.


Logo, uma imagem vale mais que mil palavras. 

Deixo para vocês um comparativo visual. Vejam um cavalo de trote sendo equitado sem o recurso do trote elevado em
 e imaginem-se fazendo um percurso de pelo menos 30 minutos no lombo desse assassino – ainda que um belo animal.



Depois, injustamente, conheçam o avião Romeiro da Today! Um legítimo mangalarga marchador! Observem como o cavaleiro tem quase nenhum atrito  com a sela! Você anda 50Km num dia sem sentir qualquer dor!






Dá ou não vontade de experimentar?

Para os mais interessados, sugiro o site da Associação Brasileira dos Criadores
do Cavalo Mangalarga Marchador, fuçar pelo Youtube ou, o melhor de todos, convidar um amigo que tenha cavalos desses a fazer uma  boa cavalgada (test ride)!  

Estou à disposição de todos!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário